Pre-loader

Tratamento de Miomas Uterinos

Ginecologista Especialista Em Miomas Uterinos Em Sorocaba SP

Ginecologista Especialista Em Miomas Uterinos Em Sorocaba/SP

Dr. Manoel Lima é medico ginecologista, especialista em Miomas, com certificado de especialista em cirurgias laparoscópicas e minimamente invasivas pela FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologistas e Obstetras), e pós-graduado pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente responsável pelas cirurgias ginecológicas no Hospital Vidas Alta Complexidade em São Paulo/SP, e faz parte da equipe cirúrgica do Hospital Modelo, em Sorocaba-SP. Atua no ensino médico, sendo preceptor de cirurgia dos médicos residentes da PUC/SP no Hospital Santa Lucinda e dos residentes do Centro de Referência em Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington em São Paulo. É vinculado ao corpo clínico do Hospital Evangélico, Hospital Samaritano e da UNIMED.

Dr. Manoel fez sua formação no Centro de Referência em Saúde da Mulher - Hospital Pérola Byington, onde por 5 anos passou dias e noites nos centros cirúrgicos e ambulatórios do maior hospital ginecológico do país e teve a oportunidade de estudar e aplicar as melhores técnicas no tratamento da Miomatose Uterina, tornando-se especialista na doença, quando então decidiu retornar para sua cidade natal, Sorocaba-SP.

Conheça os Sintomas, Tratamento e Cura dos Miomas Uterinos

As pacientes portadoras de Leiomiomas (nome científicio de “Mioma”) costumam se queixar de umas das três coisas a seguir: Cólicas Menstruais, Fluxo Menstrual Aumentado, ou Infertilidade. Entretanto, o Mioma é tão comum na população que a verdade é que a grande maioria das pacientes não sente nada, são completamente assintomáticas. Sabem que possuem Miomas Uterinos apenas por terem descoberto em um exame de rotina. Nesses casos, a grande recomendação é: Fique tranquila! Mioma não vira câncer, mioma não engorda, e se ele não está te causando nenhum sintoma...deixe ele pra lá! Ele pode permanecer com você pra sempre, sem te incomodar. Não há necessidade de fazer cirurgia. Se você descobriu na menopausa, precisa ficar atenta para ver se ele está crescendo, pois não é normal crescer na menopausa. Eles são benignos na maioria das vezes, mas o cuidado deve ser redobrado.

Mas se ele aumenta muito seu sangramento, causa dores pélvicas, ou dificulta a engravidar, aí precisa de tratamento! Mas já explico melhor em breve, antes vamos entender algumas coisas

Leiomiomas são bolas de músculo que crescem dentro do útero, sem motivo específico. Não se sabe porque eles crescem, mas eles são MUITO comuns. Estima-se que algo entre 20-40% das mulheres tem miomas no útero! E o que os miomas vão causar no corpo da mulher vai depender fundamentalmente de duas características: o TAMANHO e a LOCALIZAÇÃO. O mioma pode se localizar na parte de fora do útero (SUBSEROSO), na parte do meio do útero(INTRAMURAL), ou na parte de dentro do útero(SUBMUCOSO).

Quando localizados na parte de fora do útero, os chamados SUBSEROSOS, eles não costumam causar sangramento nem infertilidade, e causam dor pélvica apenas quando grandes. Tente entender: a gravidez ocorre DENTRO do útero, o sangramento menstrual vem de DENTRO do útero. Portanto um mioma localizado na parte de FORA do útero não vai causar esses incômodos. O que ele pode atrapalhar é, estando na parte de fora do útero, comprimir outros órgãos e causar dor. Mas isso ocorre apenas quando ele é muito grande(maior que 7 cm por
exemplo).

O mioma localizado na parte de DENTRO do útero, chamado SUBMUCOSO, pode atrapalhar na gravidez, causando infertilidade ou aborto de repetição. Outro sintoma comum é o sangramento uterino aumentado e cólicas. Mesmo miomas pequenos, de 2,3 cm podem causar sintomas importantes.

O mioma localizado na parte de meio do útero, chamado INTRAMURAL, é um misto entre o SUBMUCOSO e o SUBSEROSO, a depender de para qual lado ele está mais virado, pode causar qualquer um dos sintomas. Se pequeno, não causa nenhum problema.

O tratamento baseia-se no uso de hormônios para evitar o crescimento dos miomas, e eventualmente na realização de cirurgias. Caso a mulher deseje engravidar, é retirado apenas o Mioma, numa cirurgia chamada Miomectomia. Caso ela não tenha mais desejo reprodutivo, é feita a Histerectomia, a retirada do útero. É importante ajustar a alimentação para evitar que perdas sanguíneas do mioma não atrapalhem a qualidade de vida!

A cirurgia pode ser realizada por Videolaparoscopia ou por via aberta, a depender do tamanho dos miomas. A histeroscopia também pode ser eficaz. Cada caso é um caso e a avaliação médica é fundamental!

 Para saber mais sobre o tratamento, preço, valores e custos mande uma mensagem e agenda uma consulta com Dr. Manoel Lima, ginecologista especialista em Miomas Uterinos Em Sorocaba/SP e que atende pacientes de todo o Brasil por telemedicina!

  Voltar