Dr. Manoel Lima é medico ginecologista, com mais de 5 anos de experiência na inserção de DIU, certificado pela FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologistas e Obstetras) e pós-graduado pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente responsável pelas cirurgias ginecológicas no Hospital Vidas Alta Complexidade em São Paulo/SP, e faz parte da equipe cirúrgica do Hospital Modelo, em Sorocaba-SP. Atua no ensino médico, sendo preceptor de cirurgia dos médicos residentes da PUC/SP no Hospital Santa Lucinda e dos residentes do Centro de Referência em Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington em São Paulo. É vinculado ao corpo clínico do Hospital Evangélico, Hospital Samaritano e da UNIMED.
Os dispositivos inta-uterinos (DIUs) são considerados os melhores anticoncepcionais do mundo atualmente segundo a FEBRASGO, A OMS(Organização Mundial de Saúde) e ACOG(Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras). Isso se deve a alguns motivos: são de fácil inserção, longa duração, e com alta eficácia.
Os DIUs são dispositivos menores que a palma de uma mão e que funcionam para impedir a gravidez, e são muito bons nisso. Menos que 1 mulher a cada 100 engravida em uso de DIU. Ele pode ser colocado em qualquer idade e em mulheres que já tiveram, ou não, filhos.
Basicamente, existem 4 tipos de DIU. Qual o melhor DIU? Infelizmente não tenho resposta para essa pergunta, nem ninguém tem. O que existe, sim, é qual o melhor DIU para você! Existem os dius com hormônios, os sem hormônios, os que duram mais, os que duram menos. Vamos entender um pouco mais sobre eles?
Duração: 5 anos
Um dos DIUs mais famosos, ele se consagrou por ter sido um dos primeiros a secretar hormônios, o que traz alguns benefícios, mas também prejuízos. É muito útil no tratamento de algumas doenças ginecológicas, como Miomas, Endometriose, Ovários Policísticos. Além disso, por secretar hormônios, ele diminui a menstruação, e aproximadamente metade das mulheres ficam sem menstruar. O que pode ser algo benéfico para muitas mulheres que tem sangramento aumentado ou cólicas fortes. É um dos DIUs mais queridos pelas pacientes. O período de adaptação (primeiros 6 meses) em raras pacientes pode apresentar com irregularidade menstrual, acne leve e inchaço. Não é comum e costuma ser transitório, desaparecendo após os primeiros 6 meses. Ele NÃO engorda, mas pode causar um aumento na retenção de líquidos.
DIU Não Hormonal
Duração: 10 anos
O DIU de Cobre é um DIU não-hormonal, muito utilizado por mulheres que não desejam o uso de hormônios. Ele tem como grandes vantagens o fato de ser mais barato e durar 10 anos, o dobro do tempo dos outros DIUS. Portanto enquanto nos outros DIUs você precisa colocar 2 a cada década, no DIU de cobre apenas uma inserção basta. Por não ter hormônios, ele não causa efeitos colaterais sistêmicos no corpo, mas ele pode, de certa forma, “irritar o útero”, e causar aumento do sangramento menstrual e cólicas. Esse é o maior problema do DIU de cobre, portanto se você já tem menstruação aumentada e cólicas, talvez não seja a melhor opção. Ele NÃO engorda. Todas as mulheres continuam a menstruar
DIU Não Hormonal
Duração: 5 anos
O DIU de cobre com prata é uma tentativa de melhorar o DIU de cobre, considerado o “primo do DIU de Cobre” ele também não possui hormônios, e é menor, deixando a inserção mais leve e menos dolorosa. Outra questão é a inserção da prata no DIU. Essa substância tem o intuito de diminuir a irritação causada pelo DIU de cobre, e portanto deixar mais leves as cólicas e sangramento aumentado. Entretanto importante salientar que os estudos científicos ainda não demonstraram diminuição comprovada dos sintomas relatados. Ele NÃO engorda. Possui preço um pouco acima do DIU de cobre.
Todos DIUS possuem o mesmo risco.
Basicamente podem acontecer duas coisas. A primeira é a perfuração do útero durante a inserção, Se o útero é perfurado, o DIU pode se deslocar e cair dentro da barriga. Se isso ocorrer, é necessário cirurgia para retirada. Isso é extremamente raro, mas descrito. Por isso a importância de fazer o acompanhamento com Ultrassom
O segundo risco é o de expulsão. O corpo de algumas mulheres pode não se adaptar a ter um objeto dentro do útero, então o útero contrai e expulsa esse DIU para fora, até a vagina. Mas nesses casos é só retirar da vagina e pensar em qual será o próximo método anticoncepcional.
A inserção pode ocorrer dentro do consultório. É um procedimento simples, que no total dura aproximadamente 20 minutos. É sim, um pouco doloroso. Mas isso é bastante relativo, varia de paciente para paciente. Na grande maioria das vezes, é muito bem tolerado.
Se você tem muito receio da dor ou já tentou e não deu certo, é possível colocar no hospital, com anestesia. A anestesia é a SEDAÇÃO, ou seja, o anestesista vai te colocar pra dormir, o DIU será inserido, e você acordará minutos depois. A alta é no mesmo dia. É recomendado alguém para te acompanhar de volta pra casa devido a anestesia. O convênio costuma cobrir, mas se for particular os custos podem ser elevados devido internação e anestesia.
Dr. Manoel Lima tem ampla experiência na inserção e acompanhamento de DIU. Para saber mais sobre custos, preço e valores, mande uma mensagem ou agende uma consulta!